Encontrar formas de empreender seja com serviços ou produtos é uma tarefa cansativa mesmo seguindo a letra todas as cartilhas de grandes empresários e instituições, certo? E empreender com sustentabilidade urbana, partindo das maiores adversidades sociais e econômicas possíveis, sendo ainda Mãe, Profissional e Chefe da Família? Esse foi o desafio passado para a ECRA Sustentabilidade Urbana pela NTICS e o Consulado da Mulher (Instituído pela Whirlpool).
Com a coordenação do Engenheiro Ambiental responsável pela ECRA, Amir Hernandez Muslesh, seguimos da teoria à prática, partindo da nossa conceituada Palestra de Conscientização Ambiental Urbana , estimulando o empreendedorismo em mulheres residentes nas comunidades carentes.
A metodologia deste projeto foi mostrar de forma simples e prática como a utilização de espaços urbanos como as lajes podem gerar recursos e reduzir impactos no meio urbano, como exemplo a agricultura urbana, que pode gerar até 23 hortaliças por metro quadrado.


O projeto consistiu em um ciclo de palestras com workshop e atividade prática, envolvendo o potencial de geração de recursos nas cidades, como agricultura urbana, compostagem, cisternas e geração de energia. Dessa forma, mostramos que existem soluções para a sustentabilidade que além de beneficiarem o meio ambiente, podem auxiliar na redução de despesas e obtenção de recursos financeiros.
Concluído em Março de 2018, estivemos presentes em Paraisópolis, na Cidade de São Paulo e também em Rio Claro, Joinville e Manaus.
Você sabia que nessa palestra estimamos que São Paulo tenha em forma de coberturas (lajes e telhados) o equivalente a 384 Parques do Ibirapuera que poderiam ser utilizados para agricultura urbana, recuperação da mata atlântica, geração de energia e retenção de água para reutilização?


Clique aqui e conheça nosso Projeto de Conscientização Ambiental no Meio Urbano. Leve a sustentabilidade para sua escola, empresa ou instituição!