Agricultura Urbana

Parte da missão da ECRA é promover a agricultura urbana por meio da produção local de alimentos como hortaliças e hortifrútis, para que as pessoas tenham acesso à alimentos saudáveis dentro da sua casa, restaurante, empresa ou instituição, desenvolvendo horta em lajes, terraços, sacadas ou em qualquer outro espaço disponível.

Fornecemos desde módulos prontos como o ECRAmove Agro, até projetos completos para o desenvolvimento da agricultura urbana em lajes e telhados. Além disso, fornecemos total suporte à manutenção dos seus cultivos através do Curso Agricultura Urbana na Laje Verde da ECRA e do eBook – Agricultura Urbana em 10 passos.

O substrato que utilizamos foi especialmente desenvolvido pela nossa equipe de engenharia e é entregue pronto para uso. Sua adubação otimizada para o cultivo possui períodos para reposição maiores e não precisa de misturas adicionais, além de ter um peso final bem menor que a adubação tradicional, o que causa menor impacto à estrutura da edificação.
Agricultura urbana é utilizar pequenas áreas para cultivar e produzir uma diversidade de alimentos para consumo próprio ou venda em pequena escala, sendo normalmente praticada em espaços como quintais, terraços, lajes, pátios, áreas externas, varandas ou até mesmo em hortas urbanas (espaços comunitários ou públicos não urbanizados).

Alguns benefícios da Agricultura Urbana

  • Sem defensivos, ou seja, sem agrotóxicos
  • Alimentos sempre frescos, com certeza da procedência e sabor único!
  • Colheita no ato do consumo, compartilhamento ou venda
  • Maior durabilidade após a colheita
  • Elimina a necessidade de deslocamento ou de intermediários
  • Criação de uma área verde para contato com a natureza, lazer e interação
  • Prática da terapia horticultural, benéfica para a saúde física e mental, prevenindo problemas como solidão, violência e intolerância
  • Educação e conscientização ambiental, sobre a preservação do meio ambiente e responsabilidade no consumo
  • Prática do consumo colaborativo por aplicativos e meios de compartilhamento
  • Manutenção da biodiversidade urbana, com a presença de uma variedade de animais, insetos e plantas
A agricultura urbana também pode gerar renda, considerando a comercialização da colheita através de parcerias com restaurantes da região, feiras locais e até mesmo pela vizinhança. Os benefícios mencionados anteriormente são extensíveis a toda a cadeia de pessoas envolvidas no cultivo e no consumo.

Conheça o ECRAmove Agro!

Com apenas 1m2 nosso módulo de Agricultura Urbana é ideal para pequenos espaços e fácil de ser movido ou transportado! Com ele você poderá cultivar até 5 espécies diferentes em 20 cultivos simultâneos!

ECRAmove Agro é entregue acondicionado em uma caixa confeccionada com material 100% reciclado, mais resistente e durável que a madeira, sem qualquer restrição a ficar exposto ao tempo.  Ah, e o melhor! Não é necessário alterar a superfície do local. Basta escolher onde colocar e pronto, você já tem uma horta em casa!

Valor unitário: R$400,00 (*frete não incluso)  |  Pesoaproximado: 75 kg

*Na compra do ECRAmove Agro, você GANHA Curso Agricultura Urbana na Laje Verde da ECRA para aprender como cuidar e obter o melhor aproveitamento da sua horta em casa!


Substrato Especial para Laje Verde ECRA

O Substrato Especial ECRA possui uma formulação exclusiva, extremamente leve e aerado, ideal para o desenvolvimento das raízes no seu canteiro. Ele libera os nutrientes lentamente, garantindo uniformidade na adubação, que pode durar até 12 meses.

Sua utilização é destinada a re-adubação de laje verde, linha ECRAmove e substituição do adubo tradicional em vasos, floreiras ou canteiros já existentes.

Clique aqui e saiba mais!


Compostagem de Resíduos Orgânicos

A compostagem é o processo biológico de reciclagem da matéria orgânica de restos de origem animal e vegetal, formando um composto que pode ser aplicado no solo para melhorar suas características nutritivas, gerando benefícios ao meio ambiente.

Utilizado em conjunto com o Substrato Especial ECRA, os restos dos processos eliminados ao cozinhar e a das sobras da alimentação, após passarem pelo processo de compostagem por minhocas ou pela compostagem enzimática, podem trazer muitos benefícios ao seu cultivo, além de agregar valor ao solo e reduzir a produção de lixo destinado a aterros.

Clique aqui para saber mais sobre o processo de compostagem e de que forma ele pode ser agregado à Agricultura Urbana.

A ECRA atua desde o planejamento do consórcio, onde são definidos os tipos de cultivo e a forma de distribuição, até o planejamento de consumo e espaço, onde são analisados períodos de plantio e colheita, áreas disponíveis e pontos como orientação solar, drenagem, estratificação, capacidade de carga do ambiente e perfil de substrato que será utilizado.

A Prefeitura da Cidade de São Paulo apoia o desenvolvimento da Agricultura Urbana através do Programa de Agricultura Urbana e Periurbana (PROAURP), que tem por objetivo incentivar e apoiar a produção agroecológica e a comercialização na cidade de São Paulo. Clique aqui e saiba mais.

Quanto custa?

Preencha nosso Formulário de Aptidão, saiba o quão próximo você está de ter uma vida mais sustentável e receba nossa proposta de solução para adequação do seu espaço! Clique aqui.