Conscientização Ambiental Urbana

O que é?

A conscientização ambiental urbana, ou seja, no meio urbano, é o desenvolvimento de consciência para a sociedade, sobre os prejuízos sofridos pelo meio ambiente devido a ação antrópica acentuada nos centros urbanos.

Trabalhamos ações educativas que provoquem mudança no comportamento e gerem atitudes para conservar, reciclar e prover recursos no meio urbano, respeitando o meio ambiente de forma que haja a sua preservação e uma utilização de recursos naturais mais consciente, criando integração entre a natureza, as pessoas e suas cidades.

Qual o problema?

Segundo o Relatório Planeta Vivo 2014, elaborado pelo WWF, a demanda da humanidade sobre o planeta está 50% maior do que a natureza é capaz de renovar, ou seja, atualmente, seria necessário 1,5 planeta para produzir os recursos necessários para a demanda da humanidade sobre o meio ambiente. Clique aqui para ter acesso ao relatório.

De acordo com esse mesmo relatório, enquanto o planeta tem apenas 11,4 bilhões de hectares de terra e espaço marinho produtivos, a humanidade está utilizando o equivalente a 13,7 bilhões, sendo a geração de energia, sobretudo nos países mais desenvolvidos, a que mais consome esses recursos.

Um outro dado se refere à emissão de poluentes, onde temos que um cidadão médio brasileiro, responde pela emissão anual de 1,8 toneladas de dióxido de carbono.

Resumidamente, o meio urbano está constantemente pressionando os sistemas ambientais. Uma família com 3 pessoas por exemplo, pode consumir em média 387 litros de água todo dia (11.610 L/mês); 150 kwh/mês de energia; 4,2 kg de resíduos todo dia (126 kg/mês); 8,1 kg de vegetais/ mês.

Será que somente o governo deveria se preocupar com essas questões, ou podemos utilizar melhor nosso espaço e influenciar toda uma geração à preservação do meio ambiente?

Projeto de Conscientização Ambiental Urbana - ECRA Sustentabilidade Urbana

Nosso desafio

Precisamos de tempo para reverter os danos causados pela apropriação gradativa do meio ambientem, mas ainda é possível desenvolver a sustentabilidade de forma que cheguemos a um equilíbrio ecológico em nossas cidades.

Devemos deixar de ser apenas expectadores para enfim fazer a nossa parte, incentivando os demais que também o façam. Necessitamos desenvolver a consciência do quanto a biodiversidade pode influenciar em nosso desenvolvimento, considerando que este aspecto esteja integrado à sua produção industrial, tecnológica e econômica.

Nos falta entender que a degradação da natureza, afeta nossas vidas diariamente e em diversos aspectos. Precisamos insistir e estimular a conscientização ambiental urbana!

Nossa atitude

Preservar o meio ambiente é defender a existência da humanidade, mantendo os sistemas ambientais em equilíbrio, em seu estado mais natural possível. Expor a capacidade do meio urbano se sustentar, pelo seu potencial de geração de recursos, de forma que o nosso consumo seja suprido por aquilo que produzimos.

Esse é nosso principal objetivo! Através da nossa premiada palestra, desenvolveremos uma consciência do que somos capazes de produzir e reduzir dos impactos causados ao meio ambiente pela projeção do meio urbano. Visitamos sua empresa, escola, instituição ou comunidade para levar esse conhecimento e compartilhar com a sociedade o potencial de mudança desse cenário através de pequenas ações, integrando a sustentabilidade ao dia-a-dia das pessoas.